Tem gente que morre de medo de chegar aos 30 anos de idade. Particularmente, acredito que se trata de uma propaganda enganosa (e um pouquinho terrorista). Você não vai deixar de ser uma pessoa divertida, aventureira e espontânea só por causa disso, não. Sem pânico.

via GIPHY

Mas vamos ser sinceros: quanto mais idade você tem, maior a probabilidade de ter encontrado a pessoa certa para juntar as escovas, de ter montado uma família, ter comprado a casa em que vocês vão viver, ter conseguido um emprego que não permite fazer o que lhe der na telha, entre outras coisas de adulto. Isso quer dizer que haverá menos ocasiões para que você possa fazer as coisas mais insanas.

Repito: não será impossível, só um pouquinho mais difícil.

Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo os seus 20 anos, juntamos a galera aqui na Redação do Tô Chocada, conversamos com uns amigos e encontramos algumas experiências que mudam a vida de uma pessoa para que você anote aí na listinha de coisas para fazer.

via GIPHY

Leia, inspire-se e, o mais importante de tudo, comece a fazer agora mesmo, o que tá esperando?

1. Mudar-se para uma cidade grande.

Se você quer sair da sua zona de conforto, conhecer gente de todo mundo e, o melhor de tudo, conhecer um lado seu que jamais imaginou ter, é hora de juntar suas coisinhas, se despedir da família e partir rumo a uma cidade grande.

via GIPHY

Mesmo que você já more em uma metrópole, acredite: nenhuma é igual a outra e cada experiência é única.

2. Fazer uma maratona

Preparar-se fisicamente para uma maratona ensina você algumas lições fundamentais da vida, como reconhecer a importância de seguir seu próprio ritmo e a delícia que é colher os resultados do seu trabalho enquanto tenta alcançar um objetivo.

via GIPHY

Essa experiência te ajudará a superar desafios que virão na sua vida pessoal e, também, profissional.

3. Aprender a meditar

Existem vários tipos de meditações. Você pode se interessar pela transcendental e raja ioga, ou qualquer outra. Tente alguma. Se você descobrir que te ajuda a ficar mais relaxado e concentrado, vai com tudo, porque a vida adulta, muitas vezes, te leva ao limite e saber controlar as emoções é um exercício muito difícil.

via GIPHY

4. Saia com algum match do Tinder

Tá livre, leve e solto na pista? Então, não tem nada de errado em criar um perfil em algum aplicativo de namoro, como o Tinder. Quem sabe não encontra aquela pessoa especial pra estar do teu lado em algumas dessas experiências?

via GIPHY

5. Viaje sozinho

Caso as empreitadas do Tinder não deem muito certo, tudo bem. Coloque a mochila nas costas que o mundo é lindo e tá aí pra gente aproveitar.

via GIPHY

6. Aprenda uma língua estrangeira

Seja qual for o idioma que você queira aprender, creia: não é tão difícil assim. Hoje em dia, há vários aplicativos que te ajudam a falar com nativos e tudo mais. Já pensou em chegar no crush dizendo “Ciao, amore mio. Come stai?”

via GIPHY

7. Faça um curso para aprender a cozinhar

A galera está indo pra sua casa hoje à noite, que prato especial você sabe fazer além de macarrão com salsicha e miojo? Faça uma curso de cozinha e aprenda, pelo menos, um único prato para dar uma boa impressão aos seus visitantes.

via GIPHY

Quem sabe não é você na próxima temporada do Masterchef?

8. Por em prática alguma ideia sua

Eu sempre quis abrir meu próprio restaurante que oferecesse pratos com nomes de músicas famosas. Mas nunca fiz. Não siga meu exemplo. Tente. O máximo que vai acontecer é não dar certo, mas, ao menos, você vai aprender muito mais do que aquele tempo que passou trabalhando em algum escritório ou empresa.

via GIPHY

9. Faça um esporte radical

Já considerou saltar de paraquedas ou de bungee-jump? Confere se seu coração tá em perfeito estado, procure um bom profissional para te ajudar e sinta a adrenalina de encarar de perto a cara da morte, e depois rir dela. É refrescante!

via GIPHY

10. Vá a um festival de música

Curtir alguns dias longe de qualquer tipo de responsabilidade, ficar mucho loco, e escutar música da hora? Não vejo por que não fazer isso antes de completar 30 anos.

via GIPHY

Curtiu as sugestões? O que você faria e já fez? A gente tá louco pra saber, conta pra gente nos comentários.