Preparamos uma seleção certeira, daquelas para salvar nos favoritos e assistir um por um.  Prepare a pipoca e vá assistir!

1-A Lista de Schindler (Vencedor em 1994)
Um dos clássicos de Steven Spielberg, o filme de 1993 levou sete estatuetas ao narrar em fatos reais à história de Oskar Schindler, empresário alemão que conseguiu salvar a vida de centenas de judeus durante o Holocausto. Ao fim da guerra, o empresário salvou a vida de mais de 1100 judeus. Até hoje o diretor Steven Spielberg considera esse filme sua obra-prima, e no site especializado IMDb.


 

2 – 12 anos de Escravidão (Vencedor em 2014)
O drama baseado na autobiografia de Solomon Northup acompanha a difícil história de um homem negro que nasceu livre, mas foi vendido como escravo depois de ser sequestrado. Dirigido por Steve McQueen, o filme também ganhou as estatuetas de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Durante doze anos então ele lutou para recuperar a liberdade e a dignidade.

3. Argo (Vencedor em 2013)
O filme conta a história de seis americanos que se refugiaram das milícias iranianas na embaixada canadense, em 1979, levando a CIA a criar uma trama elaborada para resgatá-los. Dirigido por Ben Affleck, o longa também levou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

4. O Discurso do Rei  (Vencedor em 2011)
Neste drama biográfico, o rei britânico George VI luta contra sua gagueira por anos, até que recorre à ajuda do terapeuta vocal Lionel Logue. O filme venceu quatro prêmios Oscar: além de Melhor Filme, levou também o de Melhor Diretor (Tom Hooper), Melhor Ator (Colin Firth, que faz o rei) e Melhor Roteiro Original


 

5. Uma Mente Brilhante (Vencedor em 2002)
O longa narra a vida e o trabalho do famoso economista John Forbes Nash Jr., um homem brilhante atormentado por uma agonizante doença mental. Com direção de Ron Howard, o filme também ganhou nas categorias Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante.

6. Gladiador (Vencedor do Oscar 2001)
Maximus, o mais famoso general romano, torna-se um escravo após a ascensão do novo imperador ao trono. Sua habilidade na luta fará dele um gladiador. Dirigido por Ridley Scott, o filme também ganhou as estatuetas de Melhor Ator, Figurino, Efeitos Especiais e Edição de Som.

7.  Laços de Ternura (Vencedor em 1984)
Uma viúva e sua filha se apoiam em seus relacionamentos com diferentes homens ao longo dos anos e lidam com uma tragédia dolorosa. Além de Melhor Filme, a película ganhou os Oscar de Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, que foi para Jack Nicholson.


 

8 – O Poderoso Chefão (Vencedor em 1973)
Quando o patriarca de uma família do crime organizado sobrevive a um atentado contra a sua vida, seu filho mais novo entra em cena para dar cabo dos responsáveis. O filme levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

9 –  O Poderoso Chefão 2 (Vendedor em 1975)
O segundo filme da trilogia explora as raízes da família Corleone, traçando a jornada de Don Vito, da Sicília para a vida do crime organizado em Nova York. O filme ganhou, no total, seis Oscar. Apesar de não ter recebido o Oscar de Melhor Filme, a terceira parte da trilogia de Francis Ford Coppola também pode ser vista na Netflix.

10 – Beleza Americana (Vencedor em 2000)
Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. O fime recebeu cinco Oscar, dentre eles, o de Melhor Direção para Sam Mendes e o de Melhor Ator para Kevin Spacey, recentemente acusado de assédio sexual em Hollywood.


11 – Moonlight: Sob a Luz do Luar (Vencedor em 2017)
No filme conhecemos Chiron, um menino vivendo em um bairro pobre de Miami, e crescendo em meio à criminalidade. “Moonlight”. Primeiro filme com temática LGBT a ganhar o Oscar, “Moonlight” levou também o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Adaptado. O filme fala da masculinidade de um jeito muito peculiar e incrível.