Um fazendeiro na Índia resolveu encher o seu cão de listras para fazê-lo parecer com um tigre na intenção de assustar macacos que entrassem em sua plantação.

O fazendeiro, Srikanta Gowda, contou ao jornal Deccan Herald que teve a ideia há quatro anos, em uma visita à cidade de Bhatkal. Lá, agricultores usam bonecos fantasiados de tigre como espantalhos para afastar os macacos.

Gowda, que planta palmeiras-areca, decidiu tentar a técnica em sua propriedade. Ele ficou surpreso ao perceber que o boneco realmente enganava os animais, que ficavam longe das áreas de cultivo. A estratégia só tinha um problema: não era viável a longo prazo, já que o agricultor precisava manualmente mudar o espantalho de lugar todos os dias.

Foi então que ele teve a ideia inovadora. Usando tinta de cabelo, pintou listras no seu cão, que se tornou um “espantalho móvel”. O cachorro de estimação fica andando pela plantação e impede os macacos de se aproximarem, mantendo as palmeiras de Srikanta Gowda seguras. A tinta dura cerca de um mês. O agricultor também imprimiu fotos do cachorro e espalhou pela área de cultivo.

Os macacos são um problema tão grande nas plantações do estado indiano de Karnataka que o governador, B. S. Yeddyurappa, pretende criar uma reserva ambiental para proteger os animais e mantê-los longe das fazendas.