Seguindo o exemplo do Google e de outros desenvolvedores, o Instagram começou a testar o modo escuro no seu aplicativo para Android. A novidade foi descoberta nesta semana por alguns usuários que receberam a versão beta (v114.0.0.0.24) do app.

O Instagram começou a liberar o modo noturno para usuários de iPhone que estão rodando o iOS 13 e alguns do mundo Android. Diferente de alguns aplicativos, a rede social que Mark Zuckerberg comprou não oferece um ajuste manual para alterar o modo de exibição, mas respeita a decisão que foi tomada nos ajustes do próprio sistema operacional.

Com a novidade, o Instagram troca o fundo branco por preto e inverte a cor do texto. A alteração vai até mesmo na área de ajustes, onde todos os textos são brancos e o fundo é preto. Em alguns locais o fundo é cinza muito escuro, como na área do nome do aplicativo e quando a página de qualquer perfil é aberta.

Até o momento todos os usuários com o iOS 13 podem ter o alívio para os olhos na interface, enquanto que no Android a situação ainda é incerta. Alguns usuários afirmam que o aplicativo requer o Android 10 para respeitar o ajuste de modo noturno, outros encontraram a interface escura no Android 9 mesmo, mas em marcas específicas como Samsung, Xiaomi e Asus.

Foto: Pinterest

De qualquer forma, o Instagram encontrou o lado escuro da Força e percebeu que realmente temos cookies.

Faça a mudança:

Passo 1. Acesse as configurações do celular e vá até as configurações de tela. Busque pelo Modo Noturno entre as opções e ligue a chave para alterar a paleta de cores do sistema;

Passo 2. O modo escuro também pode ser encontrado na cortina de atalhos do celular: deslize de cima para baixo e toque no ícone do recurso para habilitar na hora;

Passo 3. Uma vez ligado o Modo Noturno no sistema, o Instagram muda de cor automaticamente. A adoção de fundo preto ajuda a reduzir o impacto negativo da luz da tela na visão do usuário durante a noite, além de economizar energia emitida pelo display, especialmente em celulares com painel OLED.