A nova atualização do iOS, sistema operacional da Apple, vai trazer 398 novos emojis. A lista inclui uma coleção de gêneros neutros.  A gigante tecnológica ofereceu nos últimos anos novos designs inclusivos, com emojis com diferentes tons de pele e profissões.
O Google, criador do sistema operacional móvel Android, apresentou seus próprios emojis não binários em maio. Essa nova coleção da Apple também inclui uma série de ilustrações relacionadas à deficiência, como uma cadeira de rodas, um cão-guia e uma prótese de braço com aparência robótica.
Os usuários que atualizam seus sistemas operacionais para a versão 13.2 do iOS, apresentados na segunda-feira, podem incluir esses novos emojis em suas mensagens. O design dos emojis de gênero neutro se difere sutilmente daqueles que já existiam para homens e mulheres.

Em alguns casos, o estilo e a cor da roupa foram modificados. Em outros, os cortes de cabelo são diferentes e uma “estrutura facial de gênero neutro” foi usada, segundo o site especializado em emojis Emojipedia. No entanto, o esforço pela inclusão não deixou todos satisfeitos. Alguns críticos dos novos designs argumentam que esses ícones definem como deve ser a aparência de uma pessoa que não se adapta ao seu gênero, frequentemente abreviado como CNG, do inglês “gender nonconforming”.

“Como determinar que esses emojis são como a neutralidade de gênero deve ser representada ou que representam a maioria das pessoas que usam CNG”, escreveu um usuário no Twitter. “Não entendo por que eles não eram todos neutros desde o começo”, escreveu outro.

Essa nova coleção da Apple também inclui uma série de ilustrações relacionadas à deficiência (Divulgação)
“Os velhos e antigos smileys são neutros”, acrescentou esse usuário, em alusão aos rostos amarelos e redondos da primeira geração de emojis. “Não sei por que tivemos que começar a colocar gênero em tudo em primeiro lugar”.
Quando a Apple ofereceu uma primeira olhada em alguns desses novos designs no meio do ano, disse que trariam “ainda mais diversidade ao teclado” e “preencheriam uma lacuna significativa” na seleção de emojis disponíveis. A coleção também inclui um prato de falafel, um gambá e um banjo.
Nos últimos anos, as empresas prestam cada vez mais atenção à inclusão. A fabricante de brinquedos Mattel, por exemplo, apresentou bonecos de gênero neutro no mês passado, que carecem de curvas da Barbie e da G.I. Joe. Além disso, várias marcas de moda e cosméticos estão comercializando produtos não binários.