Em 2004, a novela Esmeralda levou a audiência do SBT às alturas. Após a primeira exibição, a novela não saiu do imaginário dos telespectadores e, apesar de ter sido reprisada várias vezes, ainda é um sucesso.

A produção é uma versão brasileira do folhetim mexicano de mesmo nome, que já era inspirada na versão original venezuelana, que foi ao ar em 1984. Antes de Esmeralda ir ao ar em 2004, o SBT já havia exibido todas as versões anteriores na sua programação.

Resumindo, a trama gira em volta da história de uma garota de família rica, mas que cresceu pobre porque foi trocada quando recém-nascida pela parteira e governanta da casa dos seus pais biológicos por acharem que ela estava havia nascido sem vida.

Grandes nomes como Lucinha Lins, Cláudio Lins e Tânia Bondezan fizeram parte do elenco da grande produção do SBT.

No entanto, o rosto da telenovela que é lembrado até os dias de hoje é de Esmeralda, interpretada graciosamente pela atriz Bianca Castanho. À época, a atriz tinha 25 anos de idade, e já tinha sido protagonista de outra novela exibida pelo canal de Silvio Santos, Canaviais de Paixão.

Atualmente, com 40 anos, Bianca não segue mais a carreira de atriz. Casada com o empresário Henry Canfield e mãe de Cecília, de 7 anos, a eterna Esmeralda mora em Miami, nos Estados Unidos.

Bianca e o marido estão casados há 9 anos. Mesmo fora das telinhas, ela trabalha como dubladora de séries e telenovelas nos Estados Unidos.