Buscando mostrar na prática a verdadeira realidade por trás do dia a dia dos professores, o educador André Gravata sugeriu uma atividade singela, mas muito poderosa aos docentes: eles deveriam completar a frase: ‘eu gostaria que meus alunos soubessem que…’.

André, que também é escritor, diz ter se inspirado em uma atividade semelhante proposta pela professora Kyle Schwartz, da Escola Elementar Doull, nos Estados Unidos.

Ela pediu aos seus alunos que completassem a frase: “Eu gostaria que a minha professora soubesse…”.

Kyle recebeu uma série de mensagens impactantes: “Eu gostaria que a minha professora soubesse o quanto eu sinto falta do meu pai, porque ele foi deportado para o México quando eu tinha três anos e eu não o vejo há seis anos”, ou “Eu gostaria que a minha professora soubesse que não tenho amigos pra brincar comigo”.

Sensibilizada com os bilhetes, a professora lançou a hashtag #EuGostariaQueMeusAlunosSoubessem nas redes sociais, convidando outros professores a reproduzirem a iniciativa em suas respectivas escolas.

André adorou a ideia e decidiu executá-la aqui no Brasil, mas mudou o foco dos alunos para os professores. Confira abaixo algumas das respostas: